segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Em defesa do pentecostalismo

                                             Em defesa do pentecostalismo

Por: Pastor Anderson de Paula
Revisão: Plabyo Geanine



Nunca a teologia pentecostal sofreu tantos ataques como tem acontecido nos últimos anos. O texto que escrevo, o fiz em resposta a um site presbiteriano, o qual se intitula Igreja Presbiteriana do Piaui.

Em primeiro lugar, quero falar de algo que me chamou a atenção em uma rede social, onde um rapaz de uma igreja tradicional e calvinista postou a seguinte imagem:

                                                       

Essa imagem passa a mensagem de que nós pentecostais não somos bíblicos, e que o pentecostalismo deve ser combatido. O referido blogger é da igreja Presbiteriana do Piauí, o qual traz o símbolo da folha, que faz alusão à cidade de Genebra, lugar em que Calvino era pastor e mandava mais do que o prefeito da cidade. Foi ali que Calvino mandou queimar Serventus na fogueira, sobre a acusação de não aceitar o infanto batismo como prova de que uma pessoa é eleita. O interessante é que o referido blogger não fala nada sobre isso!

Eu poderia provar que Lutero e Calvino não reformaram a igreja sozinhos, apenas levaram os créditos (não estou dizendo com isso que não fizeram nada). Porém, não vou me ater aqui, mas ao ataque que esse blogger fez ao pentecostalismo, o qual trataremos a partir de agora.

O blogger em questão levanta quatro críticas contra o pentecostalismo.

1° crítica

"Agora, se os nossos amigos pentecostais confessam conosco a magnitude deste dom de justificação, por que eles falam sobre a experiência de ser batizado no Espírito, como se isso fosse algo mais alto e melhor do que o que todo crente em Jesus já possui?"

Essa é uma total incompreensão do que o pentecostalismo ensina.
Não ensinamos que o batismo com o Espirito Santo ou segunda experiência (como os pioneiros pentecostais o chamavam), é maior que a conversão a Cristo. O batismo com o Espirito é uma experiência que qualquer cristão pode alcançar, se buscar com todo o coração. Entretanto, afirmo: quem ainda não o tem, mas aceitou a Jesus com todo o coração, vai morar com Cristo no céu.

A palavra de Deus nos ensina que a salvação é dada ao que livremente crê em Cristo, e o batismo com o Espirito Santo - que vem acompanhado dos dons - é para o benefício da igreja, como Paulo ensina em Coríntios 12.

Portanto, acreditamos que o batismo no Espirito é para os salvos, e cremos que em nada ele é maior que a conversão.

Em seguida, citam Efésios 1.13-14:

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória."

O blogger acrescenta:

"A experiência interior é como uma concha pequena segurando um pouco desta água. Um dom que pode ser reduzido à dimensão da experiência de um pecador mortal não é um grande dom de forma alguma."

O quê? Existe dom dado por Deus que seja pequeno? Acaso a cura divina, a profecia, a revelação e outros dons são pequenos? Será que o cego Bartimeu, que foi curado por Jesus, teve uma experiência pequena?

O referido blogger se contradiz com essas palavras, pois a conversão é uma experiência pessoal com Deus! Seria isso pequeno?

2° crítica

"Quando o Pentecostalismo ensina uma experiência religiosa após a justificação e conversão, isso implica que o dom gratuito da justiça de Cristo ao crente não é suficiente para trazer o enchimento, ou batismo, do Espírito Santo."

Esse comentário é uma asneirar e total falta de conhecimento da teologia pentecostal! A pessoa convertida tem o Espirito Santo, porém, como nos ensina Paulo em 1 Coríntios 12.31, os dons são para as pessoas que os buscam com zelo.

"Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente."

Depois disso, o Blogger segue (após postar vários textos sobre conversão e justificação, tentando levar o leitor a achar que não cremos que o Espirito Santo é necessário para a conversão ou que quem se converte não tem o Espirito Santo):

"Uma justificação diante de Deus que não traz o Espírito Santo abundantemente (Tito 3:5-8) não é uma justificação de forma alguma, e não mereceria que se falasse sobre ela — o qual é geralmente o caso entre os entusiastas carismáticos."
O texto de citado diz o seguinte:
"Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;" Tito 3.5-6

O texto está falando da salvação, e realmente Deus derramou do seu Espirito abundantemente sobre os que livremente aceitam Jesus. Contudo, como já citei acima, a Bíblia nos ensina que devemos buscar com zelo os dons; cremos que quem aceita a Cristo tem o Espirito de Deus.

3° crítica

" Se a recepção da justiça imputada pela fé somente não traz com ela o abundante dom do Espírito, outros passos ou técnicas devem ser utilizados para se obter “o melhor do céu”. Aqui a porta está aberta para um novo tipo de legalismo. As pessoas tornam-se obcecadas por receber o Espírito por seus próprios atos de “entrega absoluta”, “dedicação total”, “erradicação de si mesmo” ou “colocar Jesus sobre o trono de sua vida”. A atenção é tirada da mensagem do Evangelho de que Cristo realmente obteve o Espírito para o crente por Seus próprios atos de entrega absoluta, dedicação total, e pela aniquilação do pecado que aconteceu no Calvário (Atos 2:33; Gálatas 3:13,14; João 7:38,39).

Paulo lembra aos gálatas insensatos que o Espírito veio (Gálatas 3:2) e continua a ser dado abundantemente (Gálatas 3:5, tradução literal) pelou ouvir da fé. A pregação do evangelho é a proclamação de como o Espírito vem ao homem pelos atos conquistadores de Jesus em favor do homem. O “galatianismo” proclama como os homens podem ganhar o Espírito."

O interessante é ele usar a palavra "legalismo" e citar Gálatas, igreja que Paulo repreendeu por colocarem algo a mais para a salvação além de Cristo. Como todos sabemos, legalismo é colocar algo além de Cristo para a salvação. Nós, pentecostais, como já expliquei, não dizemos que para sermos salvos precisamos receber essa segunda experiência ou batismo com o Espirito, basta apenas crer em Cristo.

Vejo que ele tenta passar a sua asneira teológica neste ponto dizendo que queremos receber por nossos méritos. Isso é uma besteira sem tamanho. Deus estabeleceu que a salvação seria através de Cristo, e isso de uma maneira sinergética: Deus capacita o homem a responder ao chamado do Evangelho de maneira que, se o homem nega, o faz por responsabilidade própria, e se aceita, aceita pela graça de Deus. Portanto, Deus respeita a livre vontade do homem. Com os dons são da mesma maneira: quem os buscar com zelo, sendo obediente a Deus, receberá essa grande dádiva.

4° crítica

O Blogger faz uma das coisas mais ridículas neste quarto ponto.

“A preocupação esmagadora do Pentecostalismo é a vida interna do crente. Seu testemunho predominante é à experiência interna do Espírito, antes do que à ação histórica de Deus em Jesus Cristo. Por esta razão, a espiritualidade Pentecostal está em harmonia fundamental com a espiritualidade Católica Romana.O Pentecostalismo tem sido capaz de construir uma ponte entre o abismo que existe entre o Romanismo e o Protestantismo apóstata, mas o trânsito ao longo desta ponte é principalmente num sentido. Toda experiência religiosa que é uma negação da justificação pela fé somente encontra sua morada em Roma.”

Não existe nada de igual entre pentecostalismo e romanismo! Essa é uma acusação infundada!

Nós pentecostais não batizamos crianças, não cremos em santos, não adoramos Maria, não acreditamos em purgatório, não cremos que salvação só existe na igreja católica e não acreditamos na infalibilidade papal.

Cremos que, para a pessoa ser batizada, deve crer primeiro, que só Cristo é Santo e Salvador, que a adoração é somente à Deus e que unicamente a Escritura é a verdade e nunca falha!

Cremos que Deus quer salvar a todos e que ama a todos, cremos que Deus chama o pecador ao arrependimento através da sua graça preveniente. Cremos em eleição por presciência, e cremos que o homem não pode chegar a Deus por seus próprios esforços. Cremos que a graça capacita o homem para responder ao Evangelho, e que Deus soberanamente decidiu salvar os que não resistem à Sua graça.
Enfim, não temos ponte alguma com os de Roma.


 Considerações finais

O texto do referido Blogger tem sua origem no site monergismo, e isso é lamentável, pois mostra que o dono não sabe criar argumentos e precisa copiar e colar dos outros. Nunca vi tanta mentira em um só lugar.

Esse texto-resposta que escrevi é para apontar os ataques calvinistas a nós, pentecostais, e mostrar que esse bla, bla e bla de nos considerar irmãos é um plano para proselitar nossas igrejas, nos afastando do que cremos e confessamos como fé.


Paz a todos.




4 comentários:

  1. Os pentecostais são iguais aos adventista do sétimo dia, na pratica ensina uma coisa, quando são criticados, vem se defender dizendo; que quem critica não conhece a doutrina deles. É só entrar em muitas igrejas assembleias de deus pra ver a contradição. O pentecostalismo é um movimento que busca desesperadamente apoio na teologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um preconceituoso que tenta desvirtuar uma teologia por distorções. É verdade que o neo pentecostalismo tem se infiltrado nas igreja pentecostais clássicas assim como o liberalismo teológico tem entrado em igrejas tradicionais. Um exemplo de liberalismo em igreja tradicional é um pastor tradicional que defende o ecumenismo Este foi na televisão defender essa distorção com umbandistas. Outro exemplo são as igrejas tradicionais que fizeram uma campanha onde um muro era derrubado e seus fieis com pulos frenéticos pelo muro ter caído, mas não posso deixar de mencionar as igrejas tradicionais que estão consagrando homossexuais nos EUA. Assim, todas as igrejas têm problemas com distorções, não só as pentecostais!

      O pentecostalismo não está a procura desesperadamente de uma teologia, pois tem uma teologia bíblica! Sobre a pratica de algumas igrejas pentecostais (inclusive assembleia de Deus, pois este nome é publico e qualquer pessoa pode colocar o nome de AD na sua placa sem estar ligado a convenções)... Conforme ja foi dito no paragrafo anterior, todas as igrejas sofrem com desvios do que realmente ensinam, mas esses desvios nao devem ser norma para desvalorizar a sua teologia. Nao, meu amigo! Nos nao procuramos um lugar na teologia, pois nos temos uma teologia bíblica!

      Sobre ser igual aos adventistas...

      Se se defender de ataques que não mostram o real pensamento de sua teologia for pratica adventista, então os tradicionais estão em apuros, pois vivem se defendendo nas redes sociais dizendo que “isso não é a sua teologia”. Posso citar vários tradicionais com blogs defendendo que o que falaram não era a sua teologia! E ai? São iguais a adventistas? Sua logica é contra você.



      Graça e Paz!

      Excluir
    2. Unknown, me parece que você esta meio desenformado, vamos lá, apesar das dificuldades que o próprio movimento enfrenta e sempre enfrentou (e isso não é coisa doutro mundo, até porque qual movimento não enfrentou dificuldades?) a teologia pentecostal que tem suas características fortes na REFORMA PROTESTANTE, ainda é uma das melhores opções para cura do evangelicalismo brasileiro pois a mesma desde seu surgimento vem batendo de frente com o liberalismo existente em solos brasileiros. Hoje em dia homens como Augusto Nicodemos e Hernandes Dias lopes veem o valor existente em um dos maiores movimentos já existente no mundo, pois já é um movimento centenário.

      Excluir
  2. Que venhamos a nos levantar contra as falsas acusações, sendo nos mesmo os primeiros a separar o verdadeiro do falso pentecostalismo.

    ResponderExcluir